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Sabemos que imprevistos acontecem e problemas de saúde são constantes em viagens, pois saimos do clima que estamos habituados e nosso corpor enfrenta adversidades quando viajamos. Por isso, a INFINITI VIAGENS preparou um guia com dicas sobre seguro viagem para ajudar nossos clientes e amigos na hora de decidir sobre a compra deste importante produto na hora de viajar.

 

1 – Como funciona o seguro de viagem?

O seguro de viagem funciona como um plano de saúde temporário e também uma garantia de indenização para várias situações e acidentes. Ele será válido pelos dias da contratação e dentro das normas especificadas em cada contrato. Normalmente é feito para destinos internacionais, onde os planos de saúde brasileiros que usamos no dia a dia não tem validade.

 

2 – Seguro de viagem ou assistência de viagem?

Os dois serviços são chamados comumente de seguro viagem. Porém as empresas especializadas oferecem as duas modalidades no mesmo plano, o viajante deve ficar atento aos limites de cobertura. 

seguro viagem prevê que o viajante pague todas as despesas médicas do próprio bolso e depois solicite o reembolso à seguradora (dentro dos limites de valores estabelecidos em contrato). Para isso, será necessário apresentar comprovantes de despesas médicas, laudos, notas fiscais e tudo mais que possa confirma o atendimento. É burocrático e pode trazer muita dor de cabeça. A vantagem é o viajantes poder escolher qualquer lugar para ser atendido, independente de fazer parte da rede conveniada do seguro. 

assistência viagem funciona de maneira diferente. O atendimento será todo arcado pela seguradora contratada (claro que dentro dos limites previstos no contrato). Diferente do seguro viagem, a assistência viagem prevê que o segurado deve entrar em contato com a empresa contratada antes de receber o atendimento. A seguradora então indicará um local para que o atendimento seja realizado e o segurado não precisará desembolsar nada. Todo o pagamento será arcado pela seguradora. A desvantagem é a obrigatoriedade de ser atendido no local indicado, salvo casos de emergência. 

É importante dizer que muitas seguradoras vendem os dois serviços no mesmo pacote, assim você estará garantido de toda maneira. É fundamental saber essa informação no momento da contratação do serviço para não passar aperto depois.

 

3 – Por que devo fazer um seguro de viagem?

Acidentes e doenças podem acometer qualquer viajante, independente da experiência. E se o problema for grave, o custo do tratamento no exterior (a depender do país de destino) pode ser bem caro! Nem todos os países (na verdade, a maioria deles) atende gratuitamente estrangeiros na rede de saúde. Será necessário pagar por consultas médicas, remédio e, em casos mais graves, transporte de ambulância e internação. Não vale correr o risco e falir pela economia de não fazer um seguro de viagem antes de embarcar. O seguro vale também para outros tipos de serviços, como extravio de bagagem, remarcação de passagem, assistência jurídica e até repatriação do corpo em caso de morte.

 

4 – Qual seguro de viagem devo contratar?

Os seguros de viagem são feitos de acordo com os países de destino e o tipo de atividade a ser realizada na viagem, além da complexidade do plano, que pode ir do básico ao super completo. No momento da contratação você deverá estar atendo ao destino de sua viagem, se na viagem vai praticar algum tipo de esporte (amador, profissional e radical), para cada tipo de prática espotiva temos um plano diferente, por isso consulte sempre um agente de viagens .

Os seguros não seguem as mesmas regras para todos os países de destino. Alguns, como os que fazem parte da União Europeia, exigem seguros de viagem especial (no caso desses países é o seguro que segue as regras do Tratado de Schengen).

 

5 – Por quanto tempo devo contratar o seguro viagem e quando a contratação deve ser feita?

O período de vigencia do seguro compreende o período da viagem, neste caso o seguro deve ser contratado considerando a data do embarque de ida e de volta.

O Seguro pode ser contratado até um dia antes da viagem, mas hoje todas as seguradoras possuem cobertura para o caso de cancelamento da viagem, garantindo o reembolso de multas, para ter direito a este beneficio o seguro deve ser contratado nomomento em que se compra a viagem.

 

6 – O que o seguro de viagem cobre?

Os seguros de viagem cobrem, principalmente, atendimentos médicos de urgência e emergência. Entretanto eles oferecem outras garantias para os usuários, como indenização no caso de extravio de bagagem, repatriação do corpo em caso de morte e até funeral. Os seguros serão tão completos quanto os pacotes assinados. Sim! Você poderá fazer um seguro básico ou um super completo. Veja as principais coberturas dos seguros de viagem:

  • – Atendimento médico e odontológico 24h;
  • – Seguro no caso de interrupção ou cancelamento da viagem, em caso de emergência médica;
  • – Visita ao segurado hospitalizado;
  • – Acompanhante em caso de hospitalização prolongada;
  • – Despesas farmacêuticas;
  • – Hospedagem após alta hospitalar;
  • – Remarcação de passagem para regresso;
  • – Repatriação médica e funerária, que garante o retorno do viajante ao Brasil tanto em caso de doença e acidente quanto em caso de falecimento;
  • – Assistência funeral;
  • – Indenização no caso de morte;
  • – Indenização no caso de invalidez permanente ou total;
  • – Localização de bagagem extraviada;
  • – Indenização no caso de extravio de bagagem;
  • – Despesas jurídicas;
  • – Pagamento antecipado de fiança.

 

7 – O que devo levar para a viagem como comprovante de que tenho um seguro?

É muito importante ter em mãos (ou em meio eletrônico) o contrato do seguro escolhido. Além de haver a possibilidade de ser exigido na imigração do país de destino, ele será útil em caso de emergência para entrar em contato com a empresa do seguro. Você deve ter o número do contrato e todos os telefones de atendimento possíveis para casos de emergência. Deixe todos esses contatos também com um responsável no Brasil e com o seu agente de viagem.

 

8 – Como contatar o seguro de viagem em caso de emergência e o que devo fazer?

Ao embarcar para a viagem é fundamental ter, em local acessível, os dados de contato da seguradora contratada e número do contrato. Preferencialmente, deixe esses dados também com alguém no Brasil e seu agente de viagem. Caso você mesmo possa solicitar o atendimento, ligue na operadora de seguro, explique a sua situação e aguarde instruções. O meio mais comum para entrar em contato com a seguradora é o telefone. Dependendo da gravidade a central pode enviar uma equipe ao seu encontro ou indicar uma clinica credênciada para atendimento, nestes casos você não desembolsará nenhum dinheiro.Caso prefira ir direto a um hospital e arcar como custo e depois solicitar o reeembolso, fique atento ao valor da cobertura para reembolso e não gastar além do que está coberto.

 

9 – Serei atendido em português?

O contato telefônico com a seguradora, caso seja uma empresa brasileira, muito provavelmente será em português. O problema será no momento da visita médica ou de ir ao hospital. Nos dois casos a chance de ser um médico que fale português será bem pequena.

 

10 – Tive problemas com o seguro de viagem, o que devo fazer?

A Agência reguladora do setor de seguros é a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP e o órgão responsável por fixar as diretrizes e normas é o Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP. Lembrando que os dois se referem apenas aos seguros vendidos no Brasil. 

O melhor caminho para resolver problemas com o seguro quando estiver em viagem é entrando em contato direto com a seguradora, caso não tenha sucesso, tente entrar em contato com a agência de viagem na qual efetuou a compra do seguro, é um excelente contato no Brasil, especialmente se você está precisando dele com urgência. Tenha todos os documentos em mãos e deixe também cópias no Brasil, assim alguém poderá te auxiliar a resolver questões jurídicas, caso seja necessário.

 

A INFINITI VIAGENS SEMPRE ESTARÁ A DISPOSIÇÃO DE SEUS CLIENTE PARA ESCLARECER QUALQUER DUVIDA. CONTE SEMPRE CONOSCO.